Pesquisas Relacionadas

Seção reservada para publicações e pesquisadores relacionados direta ou indiretamente ao tema do CineMovimento: audiovisual e lutas sociais. Boa parte destes autores estão na bibliografia dos textos e muitos deles são também parceiras e parceiros de ideias e diálogos

Carlos André dos Santos

A Rebeldia por trás das lentes: participação política juvenil no Centro de Mídia Independente no Brasil

289376

Coletivo de Video Popular

Revista do Vìdeo Popular nº 2 a 5

nº 6 no anexo (não lançado) Video Popular 24-10-11

Cinemateca Brasileira: III Jornada Brasileira do Cinema Silencioso

‘O Cinema do Povo’ e os anarquistas no cinema

Cristina Aparecida Reis Figueira

O cinema como prática educativa anarquista no período de 1900–1921

Cristina Beskow

Entrevista com o cineasta chileno Patricio Guzmán

Un cine de combate junto al pueblo. Entrevista con el cineasta boliviano Jorge Sanjinés

Diogo Noventa Fonseca

Vídeo Popular – forma e contexto. Apontamentos sobre a Associação Brasileira de Vídeo no Movimento Popular (1984-1995)

Vídeo Popular – Forma e contexto. Dissertação de Diogo Noventa

Doc On-line Dossier temático

“Documentário social e político” (organização Marcius Freire e Manuela Penafria)

Elen Cristina Geraldes, Felipe Canova Gonçalves 

Identad nacional y televisió: políticas de comunicación y cultura en Nicaragua en la década de 80 (comparaciones y aproximaciones con la experiencia brasileña)

32-61-1-SM

Felipe Canova Gonçalves

A TV dos sandinistas: identidade nacional e televisão na Revolução
Nicaraguense (1979-1990)

Gilberto Alexandre Sobrinho

Vídeo e televisão independentes no Brasil e a realização de documentários

LUMINA – Video e televisão independentes

A imagens indisciplinadas do documentário em vídeo: panorama do analógico ao digital

Template Lumina – Imagens indisciplinadas

O documentário brasileiro na era do vídeo

GEMINIS – O documentario brasileiro na era do video

Guilhermo André Aderaldo

Reinventando “a cidade”: disputas simbólicas em torno da produção e exibição audiovisual de “coletivos culturais” em São Paulo

2013_GuilhermoAndreAderaldo_VCorr

Janaína Welle

Documentário e meio ambiente no Brasil : uma proposta de leitura ecologizante

WelleJanaina_M

João Paulo Miranda Maria 

A influência do Grupo Dziga Vertov no cinema de Jean-Luc Godard

MariaJoaoPauloMiranda_M

Juliano José de Araújo

Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia : um estudo do projeto Vídeo nas aldeias

AraujoJulianoJosede_D

Kênia Cardoso Vilaça Freitas

A Ressonância das Imagens: A Emergência da Multidão no Egito, na Espanha e no Brasil

A Ressonância das Imagens

Dossiê Movimentos Insurgentes, Revista Esferas (organização, junto com Frederico Feitoza)

Krishna Gomes Tavares

A luta operária no cinema militante de Renato Tapajós

Krishna

Luiz Felipe Cezar Mundim

O público organizado para a luta: O Cinema do Povo na França e a resistência do movimento operário ao cinema comercial (1895-1914)

001021074

Marina Carolina Granato da Silva

O cinema na greve e a greve no cinema: memórias dos metalúrgicos do ABC (1979 a 1991)

Tese-2008_SILVA_Maria_Carolina_Granato_da-S

Marina Cavalcanti Tedesco

A contribuição do cinema militante em processos de construção de identidades e territórios no contexto da metrópole: o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto da periferia de São Paulo

Marina Cavalcanti Tedesco-Dissert

Cinema (de) Sem-Teto: apropriações e usos do audiovisual em um movimento popular

287-290-1-PB

Nicolau Bruno de Almeida Leonel

Percursos da formação de Chris Marker: cinema militante, dissidência e profanação

NICOLAUBRUNODEALMEIDALEONELVC

Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida

A realização da ambição do negro: Oscar Micheaux, Race Pictures e a Grande Migração

35-108-1-PB

Rafaella Pereira de Lima

Cultura, movimentos sociais e lutas sociais: a experiência da produção de vídeo popular pela Brigada de Audiovisual da Via Campesina

rafaellapereiradelima

Tarcisio Torres Silva

Estéticas políticas da tela : ativismo e o uso da imagem em redes de comunicação digital

SilvaTarcisioTorres_D

Valéria Garcia de Oliveira

Carne de Fieras, Barrios Bajos e Aurora de Esperanza – o melodrama anarquista na produção cinematográfica da CNT, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939)

2011_ValeriaGarciaDeOliveira_VOrig

Valesca Canabarro Dios

Jovens e seus celulares: narrativas audiovisuais produzidas nas ocupações de 2015

Dissertacao_Valesca_abril2017_FINAL

 

Este página faz parte do projeto CineMovimento. Saiba mais

Anúncios

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: